texto

texto

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dicas de Redação


1ª) Ter sempre em vista o público para o qual você escreve. Uma coisa é escrever para crianças, outra muito diferente é escrever para doutores de uma universidade. Adapte sempre seu texto ao objetivo desejado.

2ª) Não importa o público para o qual você escreve, considere seu leitor, escreva para ele. Em outras palavras, o texto deve exigir do leitor o mínimo de esforço.

3ª) A clareza é a principal qualidade de um texto. Não queira impressionar. Seja claro. E para um texto ser claro, ele precisa ser simples, conciso, bem estruturado, coerente, sem erros. E não procure escrever um texto bonito e elegante. Procure a clareza, simplicidade, coerência, concisão. O texto ficará bonito e elegante.

4ª) Sempre que possível, e sempre com senso de medida, recorra ao inesperado e ao surpreendente. As antíteses sempre agradam.

5ª) Não pense que a citação dará muito valor ao que você está dizendo. Ela é apenas um complemento. Não abuse. O importante é seu pensamento. Exponha-o com simplicidade e calma. Este é o caminho da originalidade.

6ª) Quando escrever, procure escrever  períodos claros, completos, concisos, coerentes, corretos e curtos.

7º) Descomplique. A complicação em nada esclarece e desagrada.


8º) Quem escreve precisa saber o que focar e como focar. Quem lê deve aprender sobre “onde” colocar sua atenção, dependendo do objetivo do texto e de seu próprio objetivo de leitura.Para todas essas atividades, a localização de informações é imprescindível. Acima de tudo, é importante ter essa capacidade para ler e se expressar com clareza, dando a devida medida de importância às circunstâncias de uma ação, entendendo corretamente a pontuação e a ordem dos elementos numa frase, enfatizando o que é necessário.


Tomemos como exemplo este pequeno trecho: Maria se revelou uma pessoa controlada. Chorou, é bem verdade, mas na hora H, foi ela quem teve sangue-frio e chamou ajuda. Você pode notar que há manifestação de dois atos praticados por Maria: chorar e pedir ajuda. Apenas um deles é sinal de que a personagem soube ser controlada; o outro vai exatamente na direção oposta, ou seja, revela falta de controle. Quem escreveu o texto poderia omitir o choro de Maria e só se concentrar no seu sangue-frio. No entanto, escolheu narrar os dois fatos, dirigindo, porém, a leitura a ser feita. Como é que o narrador fez isto?  afirmando logo de início a capacidade de controle de Maria.

9º) Na dissertação, nunca use expressões como “eu acho”, “na minha opinião”.

10º)  Uma dissertação deve ter,no mínimo, três parágrafos.

11) Quando escrever uma dissertação, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu.


12)  Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente idéias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita.
 

13)  Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas para a redação.


14) Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários.


15) Atenha-se ao tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário